quinta-feira, 29 de março de 2012

SINCRONIZAÇÃO PARA ÊNFASE- PIVOT (FNP)



Pivot ou centro do movimento

Consiste em localizar a facilitação, obtendo reforço para movimentos fracos.

Caracterização

Ganhar força seletiva, amplitude e/ou melhorar a coordenação num plano especifico de movimento. Utilizar a irradiação combinada com a técnica de contrações repetidas para enfatizar determinado movimento dentro de um padrão.

ASPECTOS TÉCNICOS:

Iniciamos o padrão com todos os princípios básicos possíveis;
Solicitamos uma contração isotônica;
Na parte forte do padrão, solicitamos uma contração isométrica pedindo ao paciente que mantenha por uns 4 a 6 segundos, com comando: “sustenta”;
Mantendo os componentes fortes  do padrão contra  uma resistência máxima com contração isometrica,e fazemos contrações isotonicas repetidas intercalados de reflexos de estiramento até o final do movimento da articulação que queremos enfatizar.

Observação:

Podemos localizar a ação da facilitação numa só articulação ou apenas num componente de movimento desta articulação. Como também, podemos obter reforço nos componentes distais, detendo os componentes proximais no inicio do padrão,  Pivotiando os componentes distais.

Fonte: Curso de FNP - Socorro Brito (Fisioterapeuta, Fortaleza-CE)

3 comentários:

  1. tá muito legal :)
    nao t~em videos de demostraçao para publicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado,tenho um cd completo de FNP todos os padrões, colchão... manda um email que combinamos como eu mando pra vc vidaboa11blog@hotmail.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir