quinta-feira, 19 de abril de 2012

Diagnóstico Neurológico


As manifestações dos disturbios que afetam a coluna, a medula e a calda equina devido lesão mecánica, hernia discal e tumores, se manifestam com mais frequência nos membros inferiores, onde é fundamental o exame para se detectar lesões na coluna lombar. Para compreender melhor essa relação clínica entre os diversos músculos , reflexos e zonas sensitivas dividimos as provas de cada nivel neurológico realizando: Testes de força muscular, Reflexos superficiais, reflexos profundos, para se determinar a localização com mais precisão do seguimento da coluna

Reflexos superficiais (de neurônio motor superior)
  • Abdominais
  • Cremastéricos
  • Anais
Para serem testados requerem estimulação cutánea e são mediados pelo sistema nervoso central (córtex cerebral).
A falta de reflexo superficial pode indicar lesão de neuronio motor superior e é mais significativo se vem junto com o aumento dos reflexos tendinosos profundos devido as propiedades inibitórias dos centros cerebrais impedirem que os reflexos tendinosos profundos tenham uma reação excesiva.

Reflexos profundos (neuronio motor inferior)
  • Patelar
  • Aquileu
Para serem testados requerem estimulação dos tendões e são mediados por células da região anterior da medula.

Reflexo abdominal superficial

Posição do paciente: deitado supino

Objetivo: a falta do reflexo indica lesão de neuronio motor superior.

Descrição do teste: com o terapeuta ao lado do paciente, usará um objeto ponteagudo ou a ponta do martelo para pasar suavemente em cada quadrante do abdome do paciente, observando se o umbigo se move em direção ao quadrante avaliado

Sinais e síntomas: em caso de lesão de neuronio motor superior não se verificará o reflexo abdominal.

Obs.:
·         Abdominal  superior (T7 a T10)
·         Abdominal  inferior (T10 a L1)

Se estão ausentes tantos os reflexos superficiais e profundos é indicativo de lesão de medula, se os superficiais estão abolidos e os profundos aumentados , o problema é no neurônio motor superior(SNC).

Reflexos patológicos

São reflexos superficiais mediados pelo SNC (córtex cerebral). A importancia de sua existencia ou não indica o contrario dos reflexos superficiais normais.
A existencia de um reflexo patológico indica lesão de neurônio motor superior, e sua falta manifesta integridade do mesmo, como exemplo:
  • Babinski
  • Teste de oppenheim

Teste de oppenheim: se realiza deslizando a unha sobre a crista tibial, em condições normais o paciente se queixa de dor, em condições anormais a reação é a mesma de Babinski.

 fonte: 
ORTEGA, Medina Tratado De Osteopatia Integral: Coluna Vertebral, edCENT.Terapias Alternativas Gaia,Espana,1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário