quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lombalgia Provocada por Pontos-gatilho I



QUADRADO LOMBAR

A dor na parte inferior das costas que se origina no músculo quadrado lombar pode ser muito intensa e paralisadora, tornando insuportável qualquer peso na postura ereta.
Segundo Travel, 2006. Todos os anos, cerca de 10 a 15% dos adultos têm alguma incapacidade funcional por dor nas costas e o quadrado lombar é considerado a causa muscular mais frequente de lombalgia entre os profissionais que aprenderam a reconhecer seus Pontos-gatilhos por exame clínico (cerca de 32% de 500).

Dor referida

A dor referida de Pontos-gatilhos no quadrado do lombo torna-se persistente quando seus fatores perpetuantes não são reconhecidos ou são negligenciados.

Características da dor 

  • Profunda e imprecisa
  • Lancinante durante o movimento

Pontos-gatilhos

·         Superficiais e laterais: dois pontos, um proximal e outro distal (referem dor mais lateral e anteriormente)
·         Profundos e mediais: dois pontos , um proximal e outro distal (tendem a referir dor mais distalmente).

O ponto-gatilho superficial superior têm maior probabilidade de referir dor ao longo da crista do ilíaco e às vezes ao quadrante inferior adjacente do abdome, podendo estender-se para a face superior externa da virilha.

Os pontos-gatilhos mais caudais podem referir dor ao trocanter maior e à face externa da parte superior da coxa.

Os pontos-gatilhos mais superiores dos profundos referem dor forte à área da articulação sacroilíaca bilateralmente, podendo se estende pela região sacral superior.

Os pontos-gatilhos profundos caudais referem dor à parte inferior da nádega

O trocanter maior pode ser tão doloroso e sensível à pressão que o paciente não consegue tolerar deitar sobre esse lado, e a dor pode impedir a sustentação de peso pelo membro inferior no lado envolvido.
Os autores identificaram o músculo quadrado lombar como fonte de lombalgia, cefaleia, dor na região sacrilíaca, quadril ou nádegas, podendo atingir região anterior da coxa e testículos.



fonte: Travel, 2006.

O quadrado lombar é auxiliado na extensão pelos músculos:

  • Eretor da espinha,
  • Multífido
  • Rotadores
  • Serrátil posterior e inferior.
Na rotação espinal para o lado contralateral é auxiliado pelo oblíquo externo do abdome. Seu  principal antagonista é o músculo correspondente do lado oposto.

Sintomas

A dor aguda de origem miofascial na parte inferior das costas, não complicada por fatores perpetuantes responde muitíssimo bem à terapia miofascial específica para esse músculo, entretanto, os fatores perpetuantes são em geral responsáveis quando a dor persiste por meses ou anos, quando responde apenas temporariamente à terapia específica ou em ambos os casos.

Queixas

Dor persistente, profunda e difusa em repouso e frequentemente intensa em qualquer posição do corpo, mas lancinante na posição reta sem apoio e em posição sentada ou de pé que aumente a carga de peso ou requeira estabilização da coluna lombar.
Dificuldade para virar ou inclinar-se para o lado oposto e subir escadas , rolar para um lado e para o outro a partir da posição supina.
Pacientes com dor crônica causada por pontos-gatilhos ativos no quadrado lombar relatam perda de vitalidade e resistência devido à energia requerida para suprimir a dor consciente e subconscientemente e permanecer ativos apesar dela.

Diagnóstico diferencial

Pontos-gatilhos em outros músculos como o longuíssimo do tórax e multífido, podem projetar dor para as nádegas e para a articulação sacrilíaca. Pontos-gatilhos no Iliopsoas referem dor na parte inferior das costas que os pacientes descrevem como irradiando unilateralmente mais para cima e para baixo ao longo da coluna lombossacra do que horizontalmente pelas costas. Os Pontos-gatilhos no reto doabdome inferior referem dor bilateral na pane inferior das costas, descrita como seguindo horizontalmente no nível das articulações sacrilíacas. A dor proveniente desses outros Pontos-gatilhos deve ser distinguida da dor de Pontos-gatilhos no quadrado lombar pela história, pelo padrão de dor, pelos movimentos que são restringidos e pelo exame físico dos músculos.
A dor e a sensibilidade referidas por pontos-gatilhos no quadrado lombar para a região do trocanter maior podem ser facilmente confundidas com bursite trocantérica.

 Perpetuação

Os fatores mecânicos que predispõem à ativação de pontos-gatilhos no quadrado lombar ou que perpetuam esses pontos-gatilhos sào:

  • Desigualdade  no comprimento dos membros inferiores (DCMI)
  • Hemipelvc  pequena
  • Braços  curtos
  • Cama  mole com depressão tipo rede;
  • Inclinação  para a frente com pouco apoio do cotovelo sobre escrivaninha
  • Ficar  de pé e inclinar-se sobre uma pia ou superfície de trabalho baixa;
  • Músculos  abdominais não condicionados ou fracos.

Fatores sistêmicos

  • Deficiências de vitamina e de outros nutrientes
  • Distúrbios metabólicos, especialmente instabilidades na tireóide
  • Infecções e infestações crônicas
  • Estresse emocional.

Ativação

Os pontos-gatilhos miofasciais do músculo quadrado lombar são agudamente ativados por movimentos dificultosos por traumatismos intempestivos evidentes, como um acidente de trânsito, levantamento descuidado de carga, inclinação rápida quando o tronco é girado para um lado.

Referência: 

TRAVEL, Janet G., SIMONS David G.. Dor e Disfunção Miofascial: Manual dos  Pontos-gatilho vol.2, 1° ed, editora Artmed,Porto Alegre, 2006.  

Leia: Lombalgia II : Iliopsoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário