quinta-feira, 3 de maio de 2012

Teste de Soto-hall

Posição do paciente: deitado em decúbito dorsal.

Objetivo do teste: subluxação da coluna,lesão discal, distensão muscular, entorse ligamentar, fratura vertebral ou irritação meningea.

Descrição do teste: O terapeuta deverá instruir o paciente para realizar, em um primeiro momento, a flexão da cervical de forma ativa.
Logo em seguida, o terapeuta com a palma da mão espalmada sobre o osso esterno empurra-o para baixo, enquanto que a outra mão exerce uma força contrária e de forma passiva sob a região occiptal.

Sinais e sintomas: Esse teste poderá revelar uma doença óssea ou ligamentar na região cervical enquanto o terapeuta estiver exercendo a força decisalhamento.
Se o paciente referir dor somente quando realizou a flexão ativa da cervical, o quadro poderá ser de contratura ou espasmo do músculo trapézio.



Referências
1. BUCKUP, Klaus. Pruebas clínicas para patología ósea, articular y muscular: Exploraciones, Signos – Síntomas, 1° ed, De. Masson,Madrid,1997.
2. BUENO J. A Manual de Pruebas Diagnósticas: Traumatología Y Ortopedia, 1° Edicion. Ed. Paidotribo, Barcelona,20021.
3. EVANS. R. C. Exame Físico Ortopédico Ilustrado, segunda edição, Ed. Manole, São Paulo 2003.
4. MAGEE J David, Avaliação Musculoesquelética, Quarta Edição, Ed. Manole, São Paulo, 2005.
5. NETTER, Exploracíon Clinica em Ortopedia: Un Enfoque para Fisioterapeutas Basado en la Evidencia, 1°ed. Ed. Elsevier,Espana 2003.
6. REIDER Bruce,AB,MD The Orthopaedic Physical Examination, Second Edition, Elsevier,Philadelphia,Pennsylvania, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário